Mulheres, de forma geral, não gostam nem mesmo de pronunciar a palavra estria. Ela se apresenta como lesões avermelhadas ou brancas existentes na pele. São complicadas de serem tratadas, por isso sua prevenção é muito importante. É causada em razão de um estiramento excessivo da pele que danifica a camada da pele intermediária. Apesar de serem comuns, não são nem um pouco desejadas. É possível, entretanto, ter alguns cuidados para prevenir ou melhorar o surgimento das estrias. Confira:
- Evite ganhar e perder peso de forma rápida e sem controle. Esse tipo de alternância exige demais e estica muito a pele, podendo ocasionar as estrias. O acompanhamento com o nutricionista é fundamental.
- Durante a gravidez as estrias fazem a festa. É possível utilizar cremes hidratantes, além ainda de manter uma alimentação saudável e equilibrada.
- Evite uso frequente de roupas muito apertadas para deixar a pele respirar de vez em quando.
- O abuso do sol também pode causar estrias. Portanto, é essencial o uso de protetor solar e de hidratação frequente da pele (mesmo quando não estiver bronzeada).
- Tome cuidado com o uso de corticoides. Se tiver que utilizá-los, redobre a atenção com as estrias para evitá-las.
- Fique ligado em distúrbios hormonais, pois eles podem facilitar o aparecimento delas.
- Preniva-se desde cedo, ainda antes de elas começarem a aparecer, pois isso fará uma grande diferença depois.
- Possua uma alimentação que inclua a Vitamina B5, que torna a pele mais forte e resistente, prevenindo o esticamento que provoca a estria.